Pulverização em moinho manual
Após a obtenção de blocos de minério seria necessário reduzir a fragmentos menores, permitindo a separação dos menérios a partir da ganga e fomentando a concentração de metais. Para tal, utilizavam-se moinhos manuais de granito ou quartzito, rochas bastante duras, de pequena dimensão para serem facilmennte transportáveis.
O moinho manual era constituído por duas peças: o movente e o dormente. O dormente era um bloco de maiores dimensões que assentava sobre o solo,com superfície superior plana ou tendencialmente côncava,sobre o qual rolava ou era usado como percutor o movente, controlado pelas mãos do operador.
Lavagem
O processo de separação do minério e da ganda pulverizados à mesma dimensão recorria a um processo hidrogravítico. A densidade do ferro é 7,4 vezes superior à da água e a densidade da ganga de quartzo apenas de 2,65 vezes, sendo a densidade do ouro de 19,3 vezes superior à da água. Os minerais mais densos
eram separados por centrifugação usando para tal uma "conca" de madeira ou bacia, de fundo áspero para facilitar o processo de separação. Esta técnica de lavagem remontará ao Calcolítico e foi utilizado na região até ao presente.
Os romanos introduziramo método das "Cales", um canal de madeira com fundos plano e paredes verticais contendo um conjunto de rifles ou barra ded madeira dispostas transversalmente è inclinação do canal, por onde se deita água que empurra as areias na direçãode junsante.
Estas areias vão esbarrar em cada uma das rifles, indo tendencialmente para o fundo os metais mais densos e passando por cima as areias de material estéril.